Instagram para médicos: 7 dicas para impulsionar seu perfil

Saiba como divulgar seus serviços por meio do Instagram sem infringir as normas do CFM

Julia Lins 5 minutos

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As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida do médico. Por meio delas, os profissionais da Saúde têm a chance de alcançar um público maior, além de levar conhecimento e fidelizar os pacientes atuais. Porém, entre as mídias digitais, uma se destaca: o Instagram.

Por que usar Instagram e como iniciar?

  • Atualmente, o Brasil é o terceiro país no ranking do maior número de usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia
  • 60% dos usuários acessam o Instagram diariamente
  • A base de usuários do Instagram cresceu mais de 300% nos últimos dois anos

Ao ingressar em uma nova mídia digital, várias dúvidas vão surgindo, como: Onde postar? Como postar? Qual é o melhor horário para postar? Que tipo de conteúdo irá agradar os meus seguidores?

Para lhe auxiliar com essas dúvidas iniciais, confira abaixo algumas dicas para impulsionar o seu perfil do Instagram:

1- Foque na qualidade das imagens

O Instagram atrai seu público por meio do visual – ou seja, quanto melhor a qualidade da imagem e seu apelo, melhor. Por isso, verifique a qualidade antes de postar e opte por imagens coloridas e objetivas para orientar seu público com uma linguagem simples e visual.

2- Mantenha a regularidade dos posts

O ideal é postar no feed e nos stories com frequência, para que o seu conteúdo esteja sempre em evidência para os usuários. Uma dica é sempre anotar as suas ideias e criar um cronograma de postagens.

3- Avalie as métricas e observe o comportamento dos seguidores

A verdade é que não há um horário certo para postar; por isso, é preciso avaliar as métricas do seu perfil e verificar quando os seus seguidores costumam entrar no Instagram. A partir daí, você conseguirá estabelecer os horários dos seus posts.

4- Cuidado com o que você pensa

Antes de começar a produzir conteúdo para o Instagram, é preciso ficar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação à publicidade e ética médica. Por exemplo, é permitido fazer orientações gerais sobre doenças e publicar que realiza determinados procedimentos médicos.

No entanto, não é permitido fazer autopromoção ou publicar fotos de “antes e depois”. Por isso, é importante estar atento ao que é ou não permitido pelo CFM para não infringir as normas.

5- Use as hashtags de maneira correta

As hashtags são ferramentas valiosas quando utilizadas de forma correta. Ao publicar um post, pense nas palavras-chave relacionadas àquele conteúdo, pois isso fará com que sua publicação seja mais facilmente encontrada por pessoas que têm interesse naquele determinado assunto.

6- Interaja com seus seguidores

Não adianta ter seguidores, mas não ter engajamento. Curtir e responder todos os comentários do seu feed é essencial para o crescimento do seu perfil. Além disso, mostra empatia e identificação com o usuário, reforçando que você não está ali apenas para promover um serviço, mas principalmente para levar conteúdo relevante e atualizado.

7- Use e abuse das ferramentas que o Instagram oferece

Atualmente, o Instagram possui quatro ferramentas integradas em sua plataforma: feed, stories, IGTV e live. Por isso, Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião, neurocientista e consultor da TV CNN listou as vantagens de cada uma delas.

Para o neurocirurgião, cada uma tem o seu papel e elas simulam a comunicação nos mais diversos aspectos – e isso pode ser explorado para falar sobre saúde para a população.

Confira abaixo:

– Feed

Por ser sua rede social pessoal, é mais aceitável postar fotos mais descontraídas, fora do ambiente de trabalho, mas sempre com uma mensagem que faça alusão ao seu serviço. No feed, Fernando recomenda que o médico poste conteúdos mais pontuais.

– Stories

Essa ferramenta é uma boa alternativa para se aproximar dos seguidores. Para Fernando, os stories devem ser usados para um conteúdo de memória de curto prazo. É interessante que o conteúdo para essa função seja mais dinâmico, pessoal e sem muitas formalidades.

– IGTV

As postagens em vídeo têm a maior taxa geral de engajamento, sendo 38% superior às postagens de imagem – portanto, o IGTV é uma ferramenta na qual vale a pena investir. Além disso, proporciona ao médico a possibilidade de explicar assuntos relacionados à saúde de forma mais detalhada para os pacientes, como desmentir fake news.

– Live

Um dos recursos mais novos do Instagram e, de acordo com o neurocirurgião, a melhor ferramenta para conseguir a atenção do público. Ao fazer uma live, todos os seus seguidores recebem uma notificação.

As lives são uma ótima oportunidade de responder às principais perguntas dos seguidores de maneira informal e sem a necessidade de equipamentos avançados.

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