2021: um ano de desafios para carreira médica

Folder

O ano de 2021 mal começou e já sabemos que será um novo ciclo com muitos desafios para carreira médica. A bagagem e os desejos que trazemos de 2020, um ano com muitas dificuldades para todos, é grande. Na Medicina não seria diferente. É possível dizer que a Medicina evoluiu dez anos em apenas um, e essa mudança toda será percebida e colocada em prática, de fato, neste novo ano.

Desafios e anseios da Telemedicina, aplicabilidade da nova LGPD, saúde mental dos profissionais altamente abalada pós-Covid, alta competitividade… Quais serão os desafios para carreira médica em 2021? O Medical Economics realizou uma pesquisa com médicos de todo o mundo a fim de responder essa questão – e, agora, apresentamos uma versão adaptada à realidade brasileira.

Aposentadoria

Em cada etapa da sua carreira, os médicos possuem diferentes anseios financeiros, mas é certo que todos se preocupam em como montar um plano de aposentadoria eficaz.

Alta competitividade com outras áreas da Saúde

Cada vez mais outras áreas da Saúde, não médicas, dedicam-se a incluir em seu rol de procedimentos práticas exclusivas dos médicos. Um exemplo é a Dermatologia, uma vez que profissionais outras áreas da Saúde começaram a aplicar botox e afins. A disputa de pacientes com profissionais não médicos tem sido cada vez mais frequente e uma questão cada vez mais debatida entre os profissionais e os conselhos.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já é uma realidade atualmente, mas sua aplicabilidade na prática ainda pode resultar em muitas dúvidas e requer que os modelos antigos de armazenamento de dados dos pacientes sejam transformados por inteiro.

Talentos nas clínicas

Encontrar profissionais preparados e com comprometimento já é uma queixa frequente. Aliado a isso, é necessário implementar ações que possam garantir que eles permaneçam no seu negócio.

Burnout

Com a pandemia, o número de profissionais com a saúde mental abalada aumentou. A Medicina, área na qual houve uma enorme sobrecarga emocional e física de trabalho, foi altamente afetada. Por isso, o número de médicos com burnout nunca foi tão significativo.

Remuneração

Gerar receita suficiente para manter uma clínica em funcionamento e em constante crescimento não é tarefa fácil, mas é possível. Além disso, é necessário investir em ferramentas de marketing que possam falar sobre seu negócio e trazer novos pacientes.

Compartilhe
x

Revista DOC nova edição

100% gratuita

Faça seu download